Header Ads

Breaking News
recent

TREKKING PELA SERRA CALÇADA (RETIRO DAS PEDRAS)

Serra Calçada - Mirante

Domingão em BH, sem jipe, sem bike e sem parceiros, o jeito foi improvisar e literalmente socar a bota em trekking rasga-mato de 16k pela Serra Calçada (Retiro das Pedras). Atividade física, lindas paisagens e ainda conheci uma galera bacana, entre eles Gabriel Finelli, Carlos e Sandro Dourado.

Como não tinha companhia, resolvi fazer o percurso sozinho. Não recomendo isso a ninguém. Só o fiz porque a vontade tava muito grande e apesar de ser um momento de lazer, me preparei como se fosse uma operação policial. Mesmo conhecendo a região, passei horas estudando o percurso no Google Earth e no Wikiloc. Equipei a mochila com agua, mantimento e meu kit básico de sobrevivência. Além disso, sabia que num domigno de ceu ensolarado haveriam diversas pessoas praticando seus esportes favoritos. O que seria de grande ajuda no caso de algum imprevisto.

A Serra Calçada, está situada a cerca de 20 km de Belo Horizonte, estendendo-se por cerca de 8 km entre os municípios de Nova Lima e Brumadinho. É considerada por muitos um dos cartões-postais mais bonitos da Região Metropolitana.

Atualmente, está ameaçada pela expansão imobiliária e ação das mineradoras. Assim como ocorre com o evento ABRACE A SERRA DA MOEDA, este ano aconteceu o evento ABRACE A SERRA CALÇADA, que visa conscientizar a população e as autoridades públicas da relevância da conversação da área.

Para nós aventureiros é como um grande playground, local perfeito para a prática de diversos esportes de aventura.

COMO CHEGAR

Siga pela BR040 sentido Rio de Janeiro até a altura do Posto Chefão. Então pegue a via marginal e siga direto. Haverá uma placa sinalizando a entrada à direita para a estrada de calçamento que leva ao Cond. Retiro das Pedras.

SOBRE O TRAJETO (TRACKLOG)

Na região é possível usar bike, moto ou jipe. Entretanto, este trajeto só pode ser realizado à pe. O TRACKLOG começa no estacionamento do Cond. Retiro das Pedras. No local é possível estacionar o carro com segurança. Aos finais de semana e feriados constuma ficar bem movimentado, sugiro que chegue cedo.

LOGO WIKILOC CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA BAIXAR MEU TRACKLOG

Ao lado do estacionamento existe um portão. O acesso à trilha é por sua lateral. Você tem a opção de seguir pela estrada ou pela trilha à direita. Optei pela trilha por ser mais reservada. Após aproximadamente 1,5km com leve acessão você passará por uma grande antena. Siga na trilha à direita. A partir deste ponto inicia uma descida com muitas pedras soltas.

Serra Calçada - Cachoeira

O acesso à primeira cachoeira é por uma trecho com descida acentuada e saltando por pedras. Uma vez que você chegar ao curso do córrego, pode atravessá-lo e seguir pela margem esquerda. Tome muito cuidado com as pedras molhadas. O fluxo de agua é fraco na maior parte do ano. A trilha leva ao topo da cachoeira, não sendo possível uma vista da queda d’agua.

Serra Calçada - Trilhas

A partir deste ponto, pegue a trilha que segue pela crista da Serra. O caminho é bem íngreme e praticamente sempre sobre pedras. Você chegará ao ponto conhecido como MIRANTE DA FUMAÇA. O local é um entroncamento de várias trilhas. Escolhi seguir em direção à estrada principal. Uma vez na estrada segui à direita. Este trecho é bem aberto, praticamente plano, permitindo a caminhada em ritmo forte. Muito cuidado com as motos. O TRACKLOG te guiará até outro MIRANTE. Desta vez uma área mais ampla e movimentada, local ideal para várias fotos. Deste ponto já é possível visualizar o sítio arqueológico denominado FORTE DE BRUMADINHO logo abaixo.

Serra Calçada - Forte de Brumadinho

Conhecida como “Calçada dos Escravos”, a trilha para o FORTE é inicialmente formada por lajes de pedra que remontam ao século XVII. Tome bastante cuidado, a descida é bem íngreme. No dia que realizei este passeio havia um grupo de aproximadamente 10 pessoa acampadas no interior do FORTE.

Serra Calçada - Calçada dos Escravos

Após visitar seu interior, siga o TRACK novamente descendo acentuadamente. Este trecho é de terra o que favorece a tração. Você chegará a outro riacho, também com pouco volume de água, em meio às árvores. Atravesse e siga a trilha que segue na margem esquerda. Neste trecho a trilha é estreita, não parece receber muitos visitantes. De qualquer maneira é fácil segui-la. O POÇO ENCANTADO fica a aproximadamente 400m de distância. A queda é baixa, no máximo 3m. O poço deve ter uns 20m2 e 1.5m de profundidade. Suas aguas são de um azul lindo e não estavam muito geladas, sendo bastante convidativas para o banho.

Serra Calçada - Poço Encantado

O retorno fiz inicialmente pela trilha e depois desci para o córrego pois avistei 2 pessoas. Segui com eles pelas pedras até chegar novamente à trilha que dá acesso ao FORTE. NÃO RECOMENDO este trecho pelo córrego, achei arriscado por causa das pedras molhadas.

De volta à trilha que leva ao FORTE, agora será o momento de pagar o pedágio pela visita ao POÇO ENCANTADO. Deste ponto ao MIRANTE há uma ascensão de 200m em um trecho de apenas 1.5km.

Serra Calçada - Trilhas

A partir do MIRANTE, retorne para a estrada principal. Uma vez nela siga até retornar ao ESTACIONAMENTO. Na dúvida sobre qual direção seguir, oriente-se pela antena.

DICAS

1- Sempre que for seguir um TRACKLOG gravado por um desconhecido é extremamente recomendável que você o visualize antes no Google Earth. Assim, poderá entender o sentido básico das trilhas, os pontos de interesse e o nível técnico, entre outras informações relevantes.

2- Não utilize anéis ou alianças. Em vários momentos será necessário apoiar as mãos sobre pedras e isto pode causar danos .

3- Leve sempre na mochila itens básicos sobrevivência (apito, isqueiro, casaco...)

HISTÓRICO

“A denominação de Serra da Calçada deve-se à formação especial de seus solos, compostos basicamente por óxidos de ferro hidratado e cimentado em conseqüência do intemperismo a que foram submetidos. Outra versão, baseada em razões históricas, sustenta que o nome vem dos antigos pisos calçados, ainda hoje existentes em vários trechos da serra, que facilitavam o acesso aos antigos núcleos de mineração e fazendas da região, cuja ocupação remonta ao final do século 17 e início do século 18.

A ocupação "moderna" da serra da região data do século 17, como testemunham os caminhos revestidos de pedra que são encontrados ao longo das encostas, conectando importantes unidades agro-minerais que ali se estabeleceram, muitas delas ainda existentes nas paisagens locais, como é o caso do chamado Forte de Brumadinho.

O Forte de Brumadinho destaca-se entre as ruínas de grande importância histórica.
A despeito do apelido e da forma que revela de uma clara estratégia de defesa, o forte consiste em um magnífico exemplar de arquitetura civil, tendo sido construído, segundo alguns pesquisadores, na primeira metade do século 18. A edificação principal domina a encosta oeste da Serra da Calçada, permitindo o controle visual dos caminhos e trilhas da região e de seus principais marcos naturais, a partir de uma construção de paredes de pedras de grande volume e fechamento hermético, com sua única entrada apontada para leste, o que favorecia a defesa.

A fauna da Serra da Calçada não difere daquela existente nas outras Serras congêneres próximas que apresentam eco-sistemas semelhantes. Compõe-se de diversas espécies como: onça-parda, jaguatirica, cachorro do mato, lobo-guará, raposa, macaco prego e mico estrela, tucano, lagarto tiú, ouriço caixeiro, tatu bola, rabo mole (espécie de galinha), chicote e merim, esquilo, coelho, quati, capivara, paca, ave jacu, pomba trocal, gavião pombo e carcará, martim pescador e mergulhão, cobra coral e falsa coral, cascavel, urutu cruzeiro, jararaca, entre outras.”

A vegetação predominantemente é de cerrado e savana gramineosa. Na região ainda é possível observar pinturas rupestres que datam do período da pré-colonização, segundo o biólogo Estevão Luiz Pereira Lima.