Header Ads

Breaking News
recent

XTERRA BRAZIL - ETAPA SUL DE MINAS

DSC00427Ontem fiz minha estreia no XTERRA BRAZIL, ETAPA SUL DE MINAS realizada em Poços de Caldas. Participei pela manhã do DUATHLON, conseguindo chegar em na categoria, com o tempo de 2H53’. Para o meu azar minha categoria (30 a 34 anos) foi a mais concorrida. Em qualquer outra, exceto elite, eu conseguiria um pódio.

Não satisfeito, à noite corri a NIGHT RUN DE 5K, concluindo abaixo de 25’. A ideia inicial era apenas participar da corrida para ganhar a linda camiseta do evento, mas na largada a energia era tanta que a drena bateu forte, o cansaço sumiu e resolvi “socar a bota”.

Fiquei feliz demais com meu desempenho. Em um evento deste nível, conseguir um bom resultado era tudo o que eu precisava para continuar motivado a treinar cada dia mais.

A PROVA

DUATHLON: inicialmente fomos informados de que seriam 4k de corrida, 32k de mountain-bike e mais 8k de corrida. Entretanto, o trecho de mtb acabou sendo de 28k. A primeira corrida foi relativamente fácil. Largamos próximos ao Palace Hotel, percorremos um trecho de asfalto de aproximadamente 1,5k até entrarmos na trilha aos pés da Serra de São Francisco. Foram 800m em meio à mata fechada, com diversos obstáculos naturais para serem transpostos. Concluída a trilha, corremos pelas ruas asfaltadas até a área de transição. O percurso de mtb foi bem diversificado: pedras soltas, longas subidas, downhills alucinantes e single-tracks. Após a segunda transição a coisa ficou feia, percorremos um urbano e entramos na trilha do Cristo Redentor, também na Serra de São Domingos. O que deveria ser uma corrida virou uma escalada. Em 1,5k, o ganho de altitude foi de superior a 400m. A subida era bem íngreme, as raízes das árvores, juntamente com as pedras, formavam uma espécie de escadaria pré-histórica, sendo necessário em vários momentos utilizar quatro apoios para continuar subindo. Chegando ao pé do Cristo Redentor iniciamos a longa descida pela estrada, ora asfalto, ora terra. Após uns 4k entramos novamente na mesma trilha, dos 4k iniciais, e o resto foi igual ao primeiro trecho da prova.


Segundo o campeão da prova, FELIPE MOLETTA, essa etapa do DUATHLON foi provavelmente a corrida mais dura já realizada no CIRCUITO XTERRA BRAZIL. “Esse é o percurso mais difícil da série, principalmente na hora da corrida” disse ele.

NIGHT RUN 5K: O percurso da corrida noturna foi bem parecido com o primeiro trecho do Duathlon. O diferencial aqui era a energia. Segundo a organização, participaram da prova mais de 1000 corredores. Todos utilizando suas lanternas de cabeça e iluminando Poços de Caldas. A população local também fez a sua parte e torceu muito.

OS EQUIPAMENTOS

As provas do CIRCUITO XTERRA definitivamente não são para curiosos. É preciso estar bem preparado fisicamente e psicologicamente. Além disso, a escolha correta dos equipamentos é muito importante, não só para conseguir um bom desempenho, mas principalmente para minimizar os riscos de acidentes.

Para o DUATHLON

BIKE

Utilizei minha Specialized Epic 26. Acredito que uma full aro 29 seria o ideal.

CALÇADO

Tênis específicos para cross country, em minha opinião, são essenciais. Corri com o Asics Gel Fuji Race pela segunda vez. Pude sentir um poder de frenagem e de tração bem superior ao oferecido pelos tênis de corrida convencionais. Sempre que possível procure utilizar cadarços de elástico, além de economizar tempo na transição, não desamarra. Para o mtb utilize sapatilha, desde esteja devidamente adaptado. Prova não é hora de testar equipamentos novos.

VESTUÁRIO

Utilizei um macaquinho 2XU para triathlon e aprovei. Quem não tem, pode utilizar a bermuda de bike com regara ou camisa de bike. De preferência para bermudas com forro fino e estreito, evitando assim incomodo na corrida. Luvas longas são legais para proteger as mãos do contato com o solo, principalmente as pedras no momento da “escalaminhada”. Recomenda-se também o uso de viseira ou boné, já que a prova se estende até o início da tarde.

OUTROS

  • Relógio (preferencialmente com GPS);
  • Garrafinha para água;
  • Óculos de sol;
  • Géis de carboidrato;
  • Kit manutenção de bike (link de corrente, câmara de ar reserva, bomba de ar).

Para o NIGHT RUN

CALÇADO

O mesmo mencionado acima.

VESTUÁRIO

Utilizei uma calça de corrida da Nike, já que a noite estava fria. Além disso, ela protege mais do que os shorts em caso de quedas. A camiseta ideal deve ter mangas longas para proteção, ou então pode ser utilizar manguitos. Acho o uso de luvas altamente recomendado. Se estiver muito frio, um anorak cai bem.

OUTROS

  • Relógio (preferencialmente com GPS);
  • Lanterna de cabeça: tenho uma Petzl Tikka que adoro (a organização fornece um bom modelo da Energizer, mas como a minha era mais potente, optei por ela);
  • Géis de carboidrato;

ONDE FICAR

HOTEL DAN INN
Endereço: R. São Paulo, 89 – Centro - Poços de Caldas/MG
Telefone: (35)3722-2253

AGRADECIMENTOS
Não poderia deixar de parabenizar todas as entidades envolvidas: X3m, Fiemg, SESI, Instituto Estrada Real, Polícia Militar, Guarda Municipal e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas pelo sucesso do evento. Destaque para o Prefeito (Eloísio do Carmo Lourenço) e seu Vice (Nizar El-Khatib) que participaram ativamente do XTERRA, tendo Nizar realizado com sua esposa a NIGHT RUN 5K.

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.