Header Ads

Breaking News
recent

SAIBA COM FOI O 5º TRIATHLON CROSS DE RIFAINA

RIFAINA

Neste domingo (21/10) aconteceu a 5ª edição do TRIATHLON CROSS DE RIFAINA. Organizado impecavelmente pela professora Márcia Mendes (Mendes Assessoria Esportiva, de Franca (SP), com o apoio da Prefeitura Municipal de Rifaina/SP.

LEIA TAMBÉM: GUIA TURÍSTICO DE RAIFAINA/SP

 

O Triathlon Cross é uma modalidade de Triathlon Outdoor que envolve as modalidades natação em águas abertas, mountain bike e corrida em trilhas.

No evento havia a opção das seguintes modalidades:

  • SHORT: natação 750m, mountain bike 26km e corrida 5km;
  • OLÍMPICO: natação 1,5 km, mountain bike 36 km e corrida 10km;
  • LONG: natação 2km, mountain bike 60km e corrida 15km;

* * * RESULTADO OFICIAL DA PROVA * * *

A prova poderia ser disputada nas categorias individual ou revezamento, e masculino, feminino e misto. As inscrições custaram R$100. Todos os competidores receberam um kit contendo o chip (para cronometragem do tempo), uma camiseta, numeração, e uma caramanhola.

Nesta edição houve a participação de aproximadamente 120 competidores, vindos de várias cidades da região e de outros Estados. O evento teve início nas primeiras horas manhã no calçadão da Praia de Rifaina. Ás 08h00 aconteceu a largada do LONG, e às 09h00 do OLÍMPICO e do SHORT.

Esta foi minha estreia no Triathlon, acordei bem cedo, estava bastante ansioso. Minha maior preocupação era com a natação, tive menos de 30 dias para treinar, e tinha consciência que nadar em uma represa seria bem diferente de nadar em uma piscina.

Como previsto, logo nos primeiros 200m da natação, com todo mundo ainda embolado, me perguntei: QUE MERDA ESTOU FAZENDO AQUI? Nós tínhamos que nadar à margem direita de uma linha de boias que praticamente contornavam a margem da prainha. O problema é que algumas lanchas passavam em alta velocidade e a marola nos jogava de encontro à praia. Foi tenso, bebi um pouco de água, mas continuei. Mais adiante, fui engolido pelo pessoal do OLIMPICO, que havia largado de um ponto mais distante. Porém, naquele momento eu não sabia disso, e como estava tendo problemas em me direcionar acabei seguindo eles. Detalhe, passei direto pela boia do SHORT, acabei nadando um trecho a mais, aproximadamente 400m do que o previsto. Sai da natação com um tempo próximo dos 35min, minha meta era 25min.

Sai correndo para pegar minha bike que estava posicionada logo na saída da área de transição. Quando abaixei a cabeça para calçar a sapatilha senti uma forte tonteira. Apoie-me no cavalete, respirei fundo e continuei a equipar. Ainda bem que na noite anterior eu havia lido um texto falando sobre a possibilidade de ficar tonto após a natação, eu já estava esperando por isso. Caso contrário, teria ficado preocupado. Fiz a equipagem o mais rápido possível, sabia que estava bem atrás e uma vez que o mtb era minha melhor modalidade, eu tinha que tirar o atraso. O trecho inicial era de 8km de asfalto com muita subida. Nesta hora, o pneu de perfil baixo (Specialized Renegade) e bem cheio fez toda a diferença. Na primeira subida fiz 2 ultrapassagens, continuei em ritmo acelerado ultrapassando mais 6 competidores antes de começar o trecho de off-road. Logo no início da terra, fui ultrapassado. O cara pedalava muito forte, ele passou por mim e sumiu. O trecho de terra passava por paisagens lindas, e continuava subindo. Não havia single-track, era basicamente um estradão cascalhado. Cheguei ao trecho de descida e pude então acelerar, só agora aproveitando os benefícios de uma bike full. A mais ou menos 500m de distância estava vendo um competidor, porém não consegui alcançá-lo. Continuei pedalando forte até a transição para a corrida. Tentando tomar 1 sache de carboidrato a cada 30min e beber bastante água. Fiz a transição para a corrida relativamente rápido. Já havia deixado tudo bem preparado e optei por continuar correndo sem meias. Neste momento não havia cansaço, a adrenalina esta a milhão, e eu estava me sentindo muito bem.

O primeiro km foi plano, seguindo a orla. Daí em diante foi uma subida só pelos próximos 2km, com um trecho, em particular, bem acentuado. Novamente veio aquela pergunta à mente: QUE MERDA ESTOU FAZENDO AQUI? O que servia de consolo neste momento era saber que se para mim estava sendo difícil, para os outros também estava. Ainda na subida consegui ultrapassar aquele cara da bike que vinha pedalando na minha frente. Passado os morros, iniciou um trecho de descida, porém desta vez por estrada de terra cascalhada. Consegui fazer mais uma ultrapassagem. Abri a passada e relaxei os braços, mas sempre tomando cuidado com as pedras. Após a descida de terra iniciamos o último trecho. Desta vez mais plano e seguindo a orla da praia. Apesar de não haver muitos turistas neste final de semana em Rifaina, os que lá estavam nos aplaudiam e gritavam palavras de incentivo. Foi show de bola, era exatamente aquela energia extra que faltava. Respirei fundo, levantei a cabeça e acelerei literalmente até a chegada.

A ideia inicial era completar a prova. MISSÃO CUMPRIDA! Agora, se viesse um podiumzinho seria bem legal. Sabia que havia feito um bom tempo, 2h03min (não oficial). Dito e feito, na hora da premiação recebi a feliz notícia: 2º LUGAR (cat. 30 a 35 anos) modalidade SHORT. Dia perfeito. Bora para casa descansar, porque terça já tem mais treino.

SE AINDA NÃO, LEIA AGORA: GUIA TURÍSTICO DE RAIFAINA/SP

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.